V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS

Formação e ação no Campo de Públicas: identidade, diversidade e tecnopolítica da democracia republicana

Belo Horizonte/MG, de 04/09/2023 a 06/09/2023

APRESENTAÇÃO

O V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICASF (V ENEPCP) da ANEPECP, a ser realizado de modo virtual e presencial, terá como formato básico de organização Sessões Temáticas (ST), Mesas-Redondas (MR) e outras atividades de iniciativa do Comitê Científico.

Diante do atual cenário de reconstrução democrática que estamos vivendo, a formação e a ação no Campo de Públicas (CP) estarão no centro do debate nesta quinta edição do Encontro. O CP compreende bacharelados, programas de pós-graduação e formação tecnológica de graduação e pós-graduação, envolvendo um campo multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao Estado, ao Governo, à Administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão Social e à Gestão de Políticas Públicas e as diversas áreas de atuação dos profissionais egressos desses cursos, que abrangem tanto a atuação na educação superior – contemplando ensino pesquisa e extensão –, como em governos e organizações da sociedade civil de interesse público.

Com uma atuação ampla e multifacetada, a formação acadêmica e profissional no Campo envolve inúmeros desafios. Tais desafios se tornam ainda mais robustos no cenário atual de reconstrução democrática, o que exige o repensar sobre as práticas tanto no âmbito acadêmico, quanto nas instituições públicas, bem como nas relações entre o meio acadêmico, a administração pública, os governantes e a própria sociedade.

Diante disso algumas questões emergem: como preparar acadêmicos e profissionais éticos e seguros tanto do ponto de vista técnico quanto político para tomar decisões, formular planos, atuar de forma democrática em quaisquer posições que sejam ocupadas na vida pública? Como garantir uma formação sólida do ponto de vista teórico e prático, normativo e empírico? Como ampliar a relação entre o mundo acadêmico e a administração pública, produzindo uma ciência mais colaborativa e implicada com as questões e os desafios que enfrentamos na sociedade brasileira hoje? Como coproduzir conhecimento útil e ações públicas legitimamente ancoradas em seu momento histórico, de acordo com as necessidades mais prementes da população e também inovadoras do ponto de vista tecnológico e de construção de contextos políticos e sociais e políticos mais justos, republicanos e democráticos? É diante dessas questões que lançamos essa chamada para participação do V ENEPCP.

 

ACESSO VIRTUAL

ACESSO VIRTUAL

MESAS REDONDAS

CHAMADA PARA MONITORES

PRÊMIO AUGUSTO TAVARES

CARTA DE INSCRIÇÃO (ANEXO III) – Clique aqui

Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso que tenham sido defendidos entre abril de 2021 e maio de 2023 em qualquer curso, departamento ou programa de pós-graduação do Campo de Públicas, filiado à ANEPECP.

 

III MOSTRA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA DO CAMPO DE PÚBLICAS (III DTEI-CP)

NOVA PRORROGAÇÃO! 

O prazo para a divulgação dos trabalhos aprovados para III DTEI-CP é 16/07/2023

Apresentar, divulgar e propiciar aprendizagens compartilhadas sobre a produção tecnológica dos cursos do Campo de Públicas, desenvolvidas a partir das experiências de ensino, pesquisa e extensão inovadoras implementadas.

 

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES AFIRMATIVAS

FORMULÁRIO DE RECURSOS (ANEXO II) – Clique aqui

 

OUTRAS AÇÕES AFIRMATIVAS

CRONOGRAMA

CONTATO

LOCALIZAÇÃO

Fundação João Pinheiro, Pampulha, Belo Horizonte MG

Realização:

Apoio: