EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PESQUISA

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TESES EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Empreendedorismo social, Universidade, Tese, Administração

Resumo

O conceito de Empreendedorismo Social está relacionado à aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes em ações voltadas ao ethos público, cujo propósito reside na geração de valor à sociedade. Em essência, esse conceito é atribuído às instituições públicas com o propósito de se diferenciarem de empresas que se estabelecem sob a lógica de mercado. No âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior, no entanto, com a permeabilidade do conceito de Universidades Empreendedoras tem-se observado tendências à adesão da lógica de mercado por essas organizações, fenômeno em que se oblitera o posicionamento independente e imparcial, bem como a reflexividade crítica, em prol do atendimento de interesses de capital. Dentro desse contexto, propusemos neste artigo verificar de que forma o “Empreendedorismo Social” vem sendo abordado enquanto objeto de estudo em pesquisas doutorais do campo da Administração. Para viabilização, realizamos uma análise bibliométrica com dados secundários disponibilizados pelo banco eletrônico de Teses e Dissertações CAPES, com recorte temporal entre os anos 2013 e 2022. O levantamento possibilitou a formação de um portifólio composto por 64 teses atinentes ao “Empreendedorismo Social” cujos achados indicaram informações sobre pesquisas doutorais capazes de demostrar os efeitos, os limites e as potencialidades desta temática para o campo prático.

Biografia do Autor

Alessandro Roberto Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela UFMG (2022). Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020).  Especialista em Finanças pela UFJF (2014); Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (2008); Servidor público federal investido no cargo de Administrador na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governado Valadares(MG).

Ana Paula Paes de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da FACE/CEPEAD - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutorada em Administração pela EAESP-FGV. Doutora em Ciências Sociais pelo IFCH-UNICAMP. Mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Vinculada à linha de pesquisa: Estudos Organizacionais, Trabalho e Pessoas (EOTP) do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD/UFMG) onde coordena o Núcleo de Estudos em Participação e Subjetividade (NEPS).

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 1 - Desafios e Perspectivas: ensino, pesquisa e extensão no Campo de Públicas