Interação entre Estado e Sociedade Civil na Política de Assistência Social: um estudo de caso em Mesquita/RJ

Autores

  • Vinícius Guião UFRJ
  • Verônica Cruz UFRJ

Palavras-chave:

Estado, Sociedade Civil, Assistência Social

Resumo

Busca-se analisar o padrão de interação estabelecido entre o Estado e a Sociedade Civil na Política de Assistência Social. As ações analisadas são em âmbito municipal, tendo como objeto as unidades socioassistenciais da prefeitura de Mesquita/RJ e determinada Organização da Sociedade Civil que compõe a Rede Socioassistencial do SUAS, oferecendo atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência. Espera-se que alcançando este objetivo seja possível compreender o impacto que esta interação tem sobre a Assistência Social no município supracitado, especificamente no atendimento a este público alvo. Metodologicamente, propõe-se uma análise qualitativa, cujo levantamento de dados será feito através de análise documental e entrevistas com representantes dos atores envolvidos na interação. Teoricamente, fundamenta-se no conceito tripartite da Sociedade Civil e caracteriza as interações socioestatais quanto à sua natureza, quanto aos atores envolvidos e quanto aos objetivos e funções da relação. Ademais, acrescenta-se à análise a observação do caráter desta interação, a partir de uma estrutura conceitual que pensa as relações socioestatais a partir dos interesses e das preferências institucionais dos atores envolvidos, tendo em vista as finalidades das ações e as estratégias utilizadas para alcançá-las. Sendo assim, estas relações podem ser de cooperação, de confronto, de complementaridade ou, finalmente, de cooptação.

Biografia do Autor

Vinícius Guião, UFRJ

Assistente Social (UFRJ), mestrando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFRJ). 

Verônica Cruz, UFRJ

Professora Associada do Departamento de Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com estágio doutoral na Universidade Paris I Panthéon Sorbonne. 

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 7 - Estado e Sociedade Civil: políticas públicas, múltiplas desigualdades e construção de futuros com prospectiva estratégica