Propostas emergentes sob a ótica da análise do comportamento para o efetivo controle social das informações financeiras setor público

Autores

Resumo

O objetivo do estudo é identificar contribuições das pesquisas sobre aspectos comportamentais que possam ser utilizadas para a efetividade do controle social nas informações financeiras do setor público. Pesquisa multidisciplinar, utiliza estudos da psicologia sob a ótica do comportamento e do controle social nas organizações como fundamentação para o debate no setor público, a partir da exigência do framework do Integrated Reporting pelo Tribunal de Contas da União nas unidades prestadoras de contas brasileiras através do Relato Integrado de Gestão. Trata-se de estudo qualitativo, em que foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Os resultados apontam que aspectos intrínsecos e extrínsecos dos indivíduos estão diretamente relacionados com o comportamento e portanto, assim como no setor privado, os interesses e motivações estão relacionados com a cultura, a aprendizagem, experiências e que os incentivos podem ser estimuladores para o controle social. Assim, o papel dos profissionais da contabilidade é fundamental para o compartilhamento e melhor comunicação das informações financeiras do setor público para os usuários internos e externos às instituições. Para o avanço da pesquisa, sugere-se estudos experimentais para verificação das demandas de  aprendizagem e a abordagem comunicativa das informações pelos profissionais da contabilidade.

Biografia do Autor

JOSÉ MATIAS-PEREIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB

Pós-Doutor em Administração, Doutor em Ciências Políticas, Professor de Administração Pública e Finanças Públicas, Pesquisador Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-PPGCONT da Universidade de Brasília-UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF, (61) 3107-0812. 

Downloads

Publicado

2024-01-04