Avaliação do conteúdo do Programa Municipal “Dinheiro Direto na Escola” da rede municipal de Aquiraz- CE

Autores

  • Geíse Santos Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Nazaré
  • Hilana
  • Djacira

Resumo

O objetivo desta pesquisa é avaliar o conteúdo do Programa Municipal “Dinheiro Direto na Escola” da rede municipal de Aquiraz- CE, pois, segundo Rodrigues (2011), a análise do conteúdo de uma política pública relaciona-se aos objetivos, suas bases conceituais, paradigmas orientadores e coerência interna. Para estes fins, a coleta e análise de dados da pesquisa será documental, observando os critérios da avaliação em profundidade para a análise do conteúdo da política. O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) implementado no município de Aquiraz, consiste na transferência pela Prefeitura Municipal de recursos financeiros, consignados em seu orçamento, em benefício das escolas da rede municipal, esse subsídio é deveras relevante para adequação e manutenção dos prédios das 51 unidades de ensino melhorando os processos pedagógicos e administrativos. Esse programa surge com o intuito de auxiliar e apoiar as escolas municipais e em contra partida possibilitar ao aluno um ambiente favorável para seu aprendizado. Assim sendo o exposto visa avaliar o conteúdo do Programa Municipal “Dinheiro Direto na Escola” da rede municipal de Aquiraz (CE).

Biografia do Autor

Nazaré

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) em exercício no Departamento de Estudos Interdisciplinares. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do CNPQ, atualmente coordena um projeto de pesquisa aplicada fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), através do Edital 08/2018, sobre Modelagem e Gestão de Negócios Cooperativos, em parceria com o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE). Professora Pesquisadora do Projeto Contexto "Plataforma Educação Marco Zero: A questão do gênero e da educação emancipatória para uma política pública da educação no Ceará (PROJETO Nº CSO?LA/2016/379/687), financiado pela ONG internacional We World em parceria com a ONG cearense ESPLAR e operacionalizado via Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Doutora e Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC - PPAC). Especialista Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mentora e formadora em modelagem de negócios inovadores do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) e membro da Comissão de Empreendedorismo e Inovação do CRA-CE (CMEI). Professora da Rede Academia ICE (Instituto Cidadania Empresarial). Membro do Núcleo de Estudos em Gênero, Idade e Família (NEGIF) da Universidade Federal do Ceará. Parecerista ad hoc de periódicos como a Revista Gestão Organizacional e o Canadian Journal of Administrative Sciences. Apresenta experiência na área de planejamento e estratégia na gestão pública, políticas públicas e terceiro setor, perfazendo dez anos de atuação e pesquisa no âmbito das interfaces de gestão pública e terceiro setor (associações, cooperativas, organizações da sociedade civil e grupos produtivos informais). Apresenta um portifólio de publicações em periódicos nacionais e internacionais de impacto Qualis A e B, abrangendo os temas dos estudos organizacionais, terceiro setor, gênero e diversidade, empreendedorismo e inovação social, negócios de impacto, estratégia e sustentabilidade, economia social e solidária.

Hilana

Professora da rede municipal de Aquiraz, especilaista em Gestão Escolar e Gestão Pedagógica, especilalista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará ( UFC) .

Djacira

Professora da rede municipal de Aquiraz , especilalista em Administração Escolar e Gestão Escolar e mestranda no curso de Avaliação de Politícas Públicas pela Universidade Federal do Ceará ( UFC) . 

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 13 - Implementação de políticas educacionais e suas conexões com outras políticas, campos e saberes: o que as pesquisas têm revelado?