Governança da Internet e Cartografia das Controvérsias

uma análise sobre o debate da vacinação infantil em comentários do Instagram

Autores

  • Renata de Oliveira Miranda Gomes Universidade de Brasília
  • Christiana Soares de Freitas Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Governança da Internet, Cartografia das Controvérsias, Secretaria de Saúde de São Paulo, Instagram

Resumo

O presente artigo busca analisar o debate nos comentários de postagens do Instagram da Secretaria de Saúde de São Paulo sobre a vacinação infantil, à luz da cartografia das controvérsias, mediado por plataformas digitais. Realiza então um estudo de caso dos comentários em postagens do perfil da Secretaria de Saúde de São Paulo em janeiro de 2022. O marco temporal foi escolhido por ter sido o mês no qual se teve início a campanha de vacinação para o público infantil. Usa-se como aporte teórico a ideia de Latour (2005, 2012) de Teoria do Ator-Rede (TAR) e a metodologia da Cartografia das Controvérsias (VENTURINI, 2009; STANGL, 2016). Entende-se que a plataforma digital serve como um espaço de debate aberto e sem restrições, apesar de possivelmente problemático quando se trata de uma controvérsia científica desprovida de mediações. O artigo contribui para o entendimento acerca da mediação de plataformas e Governança da Internet no diálogo de controvérsias científicas, em especial do debate quanto à vacinação infantil contra a Covid-19.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Miranda Gomes, Universidade de Brasília

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM/UnB). Bacharel em Ciência Política pela UnB.

Christiana Soares de Freitas, Universidade de Brasília

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Curso de Graduação do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (FACE) da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 21 - Governança Digital e Tecnopolítica