O ENSINO DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

um panorama da experiência do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN

Autores

Resumo

A avaliação de políticas públicas é uma temática de destaque no Campo de Públicas (na pesquisa, na extensão ou no ensino), tendo-se como pressuposto a multidisciplinaridade, o que se reflete em amplos enfoques avaliativos. Especificamente no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN, o ensino da avaliação se dá, principalmente, no Ateliê de Gestão de Políticas Públicas e Extensão Aplicada VI, componente curricular que apresenta e discute instrumentos teóricos e metodológicos. Nesse componente, os(as) discentes fazem contato com a teoria e a prática simulada de uma avaliação, selecionando políticas públicas para a realização de esforços avaliativos em contato direto com diversos atores. Nesse sentido, o presente artigo direciona o olhar para o ensino-aprendizagem da avaliação de políticas públicas no Campo de Públicas. Objetivou-se realizar um panorama do ensino-aprendizagem da avaliação de políticas públicas no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (GPP) da UFRN, tendo como base os produtos elaborados no componente Ateliê de Gestão de Políticas Públicas e Extensão Aplicada VI, por turmas diversas, e as competências desenvolvidas no processo formativo. Como resultado, foi possível identificar o perfil da produção discente de avaliações de políticas públicas no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN e as competências desenvolvidas e identificadas pelos alunos ao longo das suas respectivas vivências. 

Biografia do Autor

Drª Raquel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Instituto de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Graduada em Gestão de Políticas Públicas (UFRN) e Direito (UNIRN). Pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Natal/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (UFRN) e coordena o grupo Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental (SEMAPA/UFRN).

Drª Lindijane Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente (Associada IV) do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Doutora em Ciências Sociais (2006), Mestre em Ciências Sociais (2001) e Bacharel em Ciências Sociais (1998), com habilitação em Sociologia e Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, pesquisando principalmente os seguintes temas: Estado, democracia, participação, gestão pública, políticas públicas e cidadania. A partir de janeiro de 2009, atua como docente e pesquisadora do INCT- Observatório das Metrópoles Núcleo Natal e é Líder do Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas da UFRN. De agosto de 2013 a dezembro de 2015 e de dezembro de 2019 a julho de 2022 foi Chefe do Departamento de Políticas Públicas da UFRN. De 2015 a 2017 foi Diretora de Ensino da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP). Foi Presidente da ANEPCP para o biênio 2017-2019. Foi Diretora de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) para o biênio 2020-2022. Atualmente, é Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Vice-Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) da UFRN e Conselheira do Conselho Consultivo da ANEPCP.

Sr. Flávio Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Direito (UnP), pós-graduado em Gestão Pública (IFRN), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN), discente do curso de Gestão de Políticas Públicas (UFRN).  Na área da pesquisa acadêmica, desenvolve estudos interdisciplinares em temas relacionados a Políticas Públicas e Poder Judiciário, acesso à justiça, judicialização e consensualidade em conflitos envolvendo entes públicos e atores sociais diversos.

Sr. Leonardo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formado em Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN). Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN). Atualmente é estagiário na Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) do Governo do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 16 - Avaliação de Políticas Públicas