O PAPEL DO COORDENADOR ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Projeto Professor Diretor de Turma; coordenador escolar; implementação de política pública.

Resumo

Em prol da melhoria dos indicativos na educação, nos anos 2000, no estado cearense, houve a implantação de uma quantidade significativa de políticas e ações públicas voltadas ao setor educacional. O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) despontou nesse período, mais precisamente em 2008, com o objetivo de combater grandes preocupações desafiadoras no Ensino Médio: a baixa proficiência em Português e Matemática, a evasão e os baixos índices de fluxo escolar. É nesse contexto que esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o trabalho de acompanhamento do coordenador do PPDT nas escolas públicas estaduais da CREDE 19, com a intenção de verificar de que forma o trabalho desenvolvido pelo coordenador escolar está contribuindo no processo de implementação do PPDT. Para atingir este objetivo, acionaram-se aqui os procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, com aplicação (em andamento) de questionários estruturados, sobre o tema para os Professores Diretores de Turma e Coordenadores que acompanham o PPDT nas escolas pesquisadas. Diante também da pesquisa documental feita, foi possível entender, até o presente, que o trabalho do coordenador escolar é tão fundamental quanto o trabalho do Professor Diretor de Turma na implementação dessa política nas escolas.

Biografia do Autor

Lilia Asuca Sumiya, UFRN

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - EAESP (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou estágio pós doutoral no King´s College London (2020). Tem experiência na área de gestão e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, desigualdades, administração pública. Atualmente, exerce a função de Chefe de Departamento (DAPGS) e faz parte da equipe de coordenação da REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais.

Cássia da Silva, SEDUC - CE

Doutora em Letras (UERN).

Coordenadora da EEMTI Dom Antonio Campelo de Aragão (SEDUC-CE).

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 13 - Implementação de políticas educacionais e suas conexões com outras políticas, campos e saberes: o que as pesquisas têm revelado?