Autores
-
Raisa Silva Cruz
UFPR
-
Sra. Jucileide
Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB
https://orcid.org/0000-0003-3890-6847
-
Ana
Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB
-
Manoela
Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB
Palavras-chave:
Assistência Social, Reconcavo da Bahia, Território, COVID-19, Gestão municipal
Resumo
A seguridade social proposta a partir da Constituição Federal de 1988 apresenta as políticas de saúde, previdenciária e da assistência social. A política de assistência social, desenvolvida a partir da Lei Orgânica da Assistência Social, lei nº 8742/1993, fundamentada a partir da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2004. O avanço ultraneoliberal, que resultou no aprofundamento do desfinanciamento das políticas sociais, alinhada ao avanço da pandemia da COVID-19, agravou a condição de pobreza e risco social de parte da população acometida por diversas expressões da questão social. O território de identidade (TI) do Recôncavo da Bahia, possui cerca de 45% da sua população beneficiária dos programas de transferência de renda (BRASIL, 2022), caracterizando situação de pobreza e extrema pobreza. De tal modo, o presente trabalho consistiu na análise bibliográfica e documental acerca da gestão da política de saúde, bem como o levantamento dos programas e ações ofertados pela política de assistência social. E sobretudo, a compreensão da oferta dos programas, serviços e benefícios do SUAS em um contexto de pandemia do território, a partir da análise nos municípios do TI, considerando o embasamento crítico que concebe as nuances na perspectiva total e particular do objeto de pesquisa delineado.
Biografia do Autor
Sra. Jucileide , Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB
Graduada em Serviço Social - Universidade de Brasília (2000), mestrado (2004), doutorado (2017) em Política Social pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em Serviço Social FSS/UERJ (2022). Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuou como vice coordenadora do Mestrado em Política Social e Território da UFRB (POSTERR/2019-2021). Foi coordenadora da Graduação do Curso de Serviço Social da UFRB ( 2008-2010 e 2017-2019). Foi vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social - 5 Região/BA (2017-2020). Atuou como conselheira municipal de assistência social no município de Salvador, conselheira estadual de assistência social da Bahia e conselheira nacional do CNAS. Representou o Conselho Federal de Serviço Social no Conselho Nacional de Assistência Social e no Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS - FNTSUAS ( 2013-2016). Representou o CRESS-BA no Conselho Estadual de Assistência Social da Bahia (CEAS/2019-2020), representante da sociedade civil segmento dos trabalhadores do SUAS (2019-2020). Integra o GTP de Serviço Social e Politica Social da ABEPSS. Atual Coordenadora de Ensino de Pós Graduação na UFRB/PPGCI (2022). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Serviço Social, Política Social e Território. Estuda os seguintes temas: Território, Seguridade Social, Direitos socioassistenciais, controle democrático e participação social, cidadania, serviço social, famílias
Ana , Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2022), pesquisadora colaboradora do TEMPOSS- Grupo de estudos e pesquisa em Territórios, movimentos sociais, politicas sociais e serviço social desde 2020.
Manoela , Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB
Estudante de graduação em serviço social pela Universidade Federal do Reconcavo da Bahia/UFRB, bolsista de iniciação científica do CNPq desde agosto de 2022, integra o grupo de estudos e pesquisa TEMPOSS ( Grupo de Estudos e Pesquisa - Territórios, Movimentos Sociais, Políticas e Serviço Social) registrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Desenvolve estudos acerca das temáticas ligadas a Territórios, Movimentos Sociais, Políticas Sociais com enfase na seguridade social e sua interface com o Serviço Social.