Mobilização Popular, Participação e Políticas Públicas na Cidade

A Conferência das Mulheres de Periferias e Favelas do Rio de Janeiro

Autores

  • Giselle Tanaka Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ)
  • Luis Régis Coli IPPUR/UFRJ

Palavras-chave:

Participação Popular, Ação Pública, Mobilizações Coletivas, Gestão Democrática das Cidades, Mulheres de Periferias e Favelas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão em torno do atual contexto de participação popular na cidade do Rio de Janeiro, a partir da Conferência das Mulheres de Periferias e Favelas do Rio de Janeiro, realizada em maio de 2023. A Conferência, apesar de ser um evento pontual, apresenta rico material de reflexão sobre as relações entre mobilização popular, espaços participativos e disputas na formulação e implementação de políticas públicas.

Para realizar essa reflexão, apresentamos brevemente marcos históricos por meio da literatura acadêmica no tema, considerando a ampliação da participação popular no Estado brasileiro pós-1985, a ampliação da participação popular nos governos petistas, principalmente por meio de Conselhos e Conferências Participativas, as críticas a esse período e os retrocessos pós golpe de 2016.

Na análise da Conferência das Mulheres de Periferias e Favelas, abordamos como as mulheres se auto-organizaram para realização de uma Conferência Participativa, quais as características do encontro, resultados e perspectivas, destacando como a conferência reflete mudanças na cultura de participação popular no Rio de Janeiro, seus diálogos com outras mobilizações populares e as questões e contradições que as expectativas de maior participação popular nos governos, sob o contexto de retomada democrática, trazem a esses processos.

Biografia do Autor

Luis Régis Coli, IPPUR/UFRJ

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional e do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/GPDES/UFRJ. Vice-Diretor do IPPUR/UFRJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2006) e doutorado (2014) em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Tem experiência na área de Planejamento Urbano, Sociologia e Ciência Politica.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 11 - Participação Social e Ação Pública: perspectivas para o fortalecimento da democracia e da gestão pública