Potencializando o uso de dados em políticas públicas através do primeiro Datalake municipal no mundo no Rio de Janeiro
Palavras-chave:
bigdata, Governança, dados, gestão de dados, gestão pública, participação social, controle, inteligência, informação, inovaçãoResumo
Este trabalho aborda a implementação do primeiro DataLake municipal do mundo, no Rio de Janeiro, destaca sua importância para o setor público, o potencial de uso para políticas públicas, levando em consideração aspectos como escalabilidade, qualidade dos dados, governança, infraestrutura e políticas públicas.
A implementação do DataLake do Rio de Janeiro permitiu a integração de diversos dados governamentais em um único repositório centralizado, possibilitando uma visão integrada e unificada dos dados. A solução apresenta uma escalabilidade que permite que os dados sejam processados e analisados em tempo real, contribuindo para aprimorar a gestão pública e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e efetivas.
O artigo destaca a importância da qualidade dos dados no DataLake, uma vez que é fundamental que os dados sejam precisos, completos e confiáveis para a tomada de decisão. Além de garantir a qualidade da informação, também se adota a governança de dados adequada, incluindo políticas claras de acesso, segurança, privacidade e conformidade regulatória.
Por fim, o estudo conclui que o DataLake do Rio de Janeiro representa uma iniciativa pioneira que pode ser replicada em outras cidades e países, contribuindo para aprimorar a gestão pública e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e efetivas.