POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO CEARÁ

Autores

Resumo

Este artigo objetiva analisar quais são as possíveis contribuições dos resultados das avaliações externas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri. No que pertine aos procedimentos metodológicos, elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso avaliativo, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com 14 Coordenadores de Cursos da referida IES, a análise documental dos Projetos Políticos-Pedagógicos, das atas dos colegiados dos cursos e dos Núcleos Docentes Estruturantes e a revisão de literatura em periódicos de impacto da área de avaliação da educação superior. A par de três fontes de dados diferentes, analisamos os resultados à luz da triangulação de dados, com suporte do software livre IRAMUTEQ. Os resultados evidenciam que os entrevistados, em maior parte, reconhecem o SINAES como importante para conhecer a realidade institucional, no entanto apontam desafios como a limitação na interpretação dos dados, bem como a necessidade de melhor divulgá-los e debatê-los. Portanto, no ponto de vista da maioria dos entrevistados, a melhoria da comunicação e ampliação das discussões dos resultados possibilitariam a melhor utilização das avaliações externas nas tomadas de decisões.

Biografia do Autor

Edmilson Júnior , Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCA, 2023) e cursando pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Recursos Humanos pela Faculdade Dom Alberto (FDA). Atuou, durante a graduação, como bolsista de iniciação científica à pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFCA no seio do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS) e do Grupo de Estudos em Análise e Avaliação de Políticas Públicas (GAAP), cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e certificados pela UFCA. Atualmente, além de Pesquisador no âmbito do LIEGS, ocupa o cargo de Secretário Executivo dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas Setoriais, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, na Prefeitura Municipal de Barbalha/CE, onde também laborou como Gerente de Recursos Humanos e Gestor de Núcleo de Cadastro Único para Programas Sociais. Possui interesse e experiência em temas relacionados às políticas públicas de educação superior, administração pública e controle social.

Jaqueline Dourado, Universidade Federal do Cariri

Professora Efetiva do Curso de Administração Pública e Gestão Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação em Pedagogia pela UFBA (2010) e em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2007), Especialista em Educação à Distância e em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Bahia (2013). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas áreas de Avaliação, Políticas Públicas em Educação, Educação à Distância, Gênero e Raça. Desenvolve trabalhos e projetos na área de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como coordenadora executiva do Projeto ECOSOL-EJA, ITES/UFBA-MEC e como coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Salvador. É líder do Grupo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas (GAAP), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e certificado pela UFCA.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 16 - Avaliação de Políticas Públicas