A implementação da Política de Assistência Social no estado do Rio de Janeiro: os municípios como referência

Autores

Palavras-chave:

Assistência Social, Planejamento, Participação

Resumo

O artigo resulta de pesquisa realizada pela Pós-Graduação em Política Social, a saber: “Capacidade estatal e perfil da implementação na política de assistência social” que envolveu sete municípios de diferentes regiões e portes do estado do Rio de Janeiro.

O  projeto teve como objetivo elaborar um conjunto de indicadores que permitam a análise e o acompanhamento, por governos locais, de sua capacidade estatal na implementação da política de assistência social e do perfil social dos implementadores e formuladores. Trata-se de uma investigação qualitativa que sofreu redimensões em razão da pandemia da Covid-19 que impossibilitou a pesquisa presencial, substituída por entrevista virtual. A Pesquisa foi desenvolvida por equipe de Professores Doutores da Universidade Federal Fluminense e profissionais selecionados entre mestrandos, doutorandos e pós doutorandos, agrupados em dois eixos. O eixo 2, aqui destacado, está relacionado ao perfil profissional e assim foi agrupada: O Planejamento Profissional na Assistência Social e o seu Processo de Implementação e Trabalho em Rede, considerando diversas categorias.

No conjunto das questões respondidas, que esperamos ter a possibilidade de debater oportunamente, pudemos perceber que o plano é construído predominantemente de forma vertical, sem maior participação dos profissionais da ponta. As respostas evidenciam o necessário avanço no processo de horizontalização do diálogo, dando visibilidade as bases, aos demandantes dos serviços e aos profissionais, fortalecendo princípios éticos da atuação profissional e o modelo democrático de gestão.

Biografia do Autor

Douglas, Universidade Federal Fluminense

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense – UFF, Pós Graduando em Crianças, Adolescentes e Famílias pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, assistente social.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 8 - Proteção Social e desigualdades: paradoxos e desafios