Educação Municipal de Porto Alegre na Pandemia: Implementação de Políticas

Autores

  • Vanderson Soares da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Melissa de Mattos Pimenta Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Implementação de Políticas Públicas, COVID-19, Educação Municipal, Gestão Municipal, Porto Alegre

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender como se deu a implementação das políticas desenvolvidas na educação, pela gestão municipal de Porto Alegre, frente à pandemia de Covid-19 em 2020. Essa análise aborda teoricamente a implementação de políticas públicas. Inicialmente foi feita uma análise documental das ações da prefeitura de Porto Alegre. Posteriormente foram feitas entrevistas com integrantes das escolas públicas da rede municipal de Porto Alegre. Com base nessa pesquisa exploratória, foram desenvolvidos dois formulários online no google forms para os diretores, professores e monitores da rede municipal de ensino. Para entender como se desenvolveu o processo de implementação das medidas e políticas de educação nesse período. Essa pesquisa foi submetida aos comitês de ética do CEP/UFRGS e do CEP/SMSPA, os dados extraídos dos formulários estão publicados neste trabalho. Tem por interesse contribuir com as pesquisas sobre educação municipal de Porto Alegre e as medidas emergenciais durante a pandemia em 2020. Por fim concluímos que a gestão 2020 de Porto Alegre teve uma comunicação aquém do necessário para o momento pandêmico. Principalmente entre a SMED e as escolas municipais, além das políticas públicas terem um desenho não compatível com a teoria abordada neste trabalho.

Biografia do Autor

Melissa de Mattos Pimenta , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É Bacharel em Ciências Sociais (1998), Mestre em Sociologia (2001) e Doutora em Sociologia (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Coordenadora do Mestrado Profissional em Segurança Cidadã (PPGSEG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também é professora associada do Departamento de Sociologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC), associada da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da International Sociological Association (ISA). Foi consultora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), atuou na equipe de avaliação do ProJovem pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é uma das autoras dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino Médio em Sociologia do Projeto São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atua nas áreas de teoria sociológica contemporânea, sociologia da violência e da conflitualidade e sociologia da juventude. Possui experiência em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada às Ciências Sociais, atuando como consultora em pesquisa e, especialmente, grupos focais. Desenvolve trabalhos principalmente nos seguintes temas: polícias brasileiras, mulheres nas polícias brasileiras, policiamento comunitário, políticas de segurança pública, juventude e prevenção à violência, cidadania e transições para a vida adulta.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 13 - Implementação de políticas educacionais e suas conexões com outras políticas, campos e saberes: o que as pesquisas têm revelado?