Articulando ensino, Pesquisa e extensão no ensino superior a partir da curricularização da extensão: uma experiência do OPP/UFLA no Quilombo Urbano

Autores

  • Mariana Silva Pereira Universidade Federal do ABC
  • Marlon Franco de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Aparecida de Abreu Universidade Federal de Lavras
  • Júlia Moretto Amâncio Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Curricularização da extensão, Políticas públicas, Quilombo urbano

Resumo

O Observatório de Políticas Públicas (OPP) é uma entidade de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tem como objetivo articular atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir de uma perspectiva transdisciplinar e intersetorial. Uma das frentes do OPP é o Observatório de Urbanidades (O.Urbs), que além da articulação da extensão, também interage com poderes públicos, auxiliando no desenvolvimento de trabalhos com a comunidade local de Lavras-MG na Rua Alfredo Marani. Esse território da Alfredo Marani engloba a presença da Associação Sociocultural Castelo de São Jorge, de terreiros de religião de matriz africana e demais manifestações de cultura afro-brasileira. Levando em conta a atuação do OPP nesse espaço urbano, social e cultural, juntamente com a curricularização da extensão, esse projeto desenvolvido pelo O-Urbs foi incorporado na disciplina de Políticas Públicas no Brasil ministrada na UFLA, que será trabalhada por meio de metodologia ativa. O intuito é que exista, na prática, conexão entre ensino, pesquisa e extensão com os alunos matriculados. Este trabalho objetiva compartilhar as experiências advindas dessa articulação do tripé ensino-pesquisa-extensão, buscando apresentar a importância do compromisso social da Universidade para com a comunidade, além da promoção e ampliação da formação acadêmica, social e política dos envolvidos.

Biografia do Autor

Mariana Silva Pereira, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019) e mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2022). Participa do Observatório de Políticas Públicas, na Universidade Federal de Lavras, no seguimento de urbanidades. 

Marlon Franco de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU UFMG), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Lavras/UNILAVRAS (2022), Licenciado em História pelo Centro Universitário Presidente Antonio Carlos/UNIPAC (2007), Fotógrafo autoral. Urbanista e pesquisador no Observatório de Urbanidades (O.Urbs/UFLA). Professor efetivo na rede de Ensino Pública de Minas Gerais desde 2016. Atuou como promotor cultural do Festival de fotografia autoral Abril Pra Foto (2012/2013/2014) bem como membro dos coletivos culturais Matula Sonora e Plano Aberto.

Isabela Aparecida de Abreu, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2016-2021. Autora do trabalho resultado do seu TCC (aprovado com destaque de excelência pelos avaliadores): SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO SURGENTE CAMPO DA SUSTENTABILIDADE NA ACADEMIA BRASILEIRA, trabalho também aprovado e apresentado no EnANPAD 2021. Realizou mobilidade acadêmica para o México, onde estudou por um semestre no Instituto Tecnológico Superior de Poza Rica (ITSPR), em 2019. Foi membro convidada para discursar sobre o ODS 1 - Fim da Pobreza, no encontro virtual realizado pela Universidade de Tlaxcala (México), em 2020, denominado: Semana Internacional UATx 2020 - Desafíos y compromisos de los universitarios - Agenda 2030. Atuou como bolsista PIBC/FAPEMIG no projeto de pesquisa Gestão Cultural e Gestão Social: Interfaces para Construção do Sistema Municipal de Cultura de Lavras, entre 2016 e 2017. Atuou como voluntária, entre 2016 e 2018, no projeto de extensão Mapeamento Cultural do Município de Lavras. Durante a graduação, foi membro do Centro Acadêmico de Administração Pública da UFLA, atuando como diretora de eventos (2017 a 2018). Participou também da diretoria da Associação Acadêmica Atlética das Administrações - Falcone/UFLA, em 2017 e 2018, atuando como assessora e Diretora de eventos. Atualmente, é membro do programa de extensão Observatório de Políticas Públicas da UFLA, que desenvolve projetos de extensão e pesquisa em políticas públicas e estabelece parcerias com o poder público e com organizações da sociedade civil para o aprimoramento de suas experiências na área da participação social e da gestão de políticas. Possui experiência na área de Administração Pública, Gestão Social, Gestão Cultural e Administração. Seu interesse de pesquisa é no Desenvolvimento Sustentável e a intersecção das temáticas que envolvem o problema da fome, pela ótica da Agenda 2030 e seus objetivos, além de estudos sobre gênero, raça, classe social e interseccionalidade.

Júlia Moretto Amâncio, Universidade Federal de Lavras

Professora Adjunta da área de Gestão de Políticas Públicas do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras ? UFLA e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Administração Pública (PPGAP). É professora formadora, professora conteudista e orientadora dos cursos a distância da UFLA desde 2007, tendo atuado em diversas áreas como administração pública, gestão pública, gestão pública municipal, gênero e diversidade na escola, filosofia, letras e pedagogia, em níveis de graduação e pós graduação. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, na área de Cultura e Política. Mestre em Ciência Política pela mesma Universidade. Possui especialização em metodologia de pesquisa e teoria política contemporânea pelas universidades de Sussex (Inglaterra), Syracuse (EUA) e Brown (EUA). Faz parte do Núcleo de pesquisa Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), e do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva da Unicamp. Tem experiência em pesquisas sobre as relações entre sociedade civil e instituições políticas, sobretudo em políticas sociais, tendo atuado em outras pesquisas sobre políticas de saúde, assistência social, educação, orçamento participativo e conselhos gestores de políticas públicas. Também possui experiência em coordenação e organização de equipes de pesquisa de campo, produção de bancos de dados e análise; e na capacitação de Conselheiros Gestores para o exercício do controle social em diversas áreas, tendo atuado como Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) entre 2010 e 2014, atuando na capacitação de conselheiros do programa Bolsa Família, na avaliação da implementação nacional do Pronatec- Brasil Sem Miséria, na elaboração do Pronatec II e de um plano de inclusão produtiva para beneficiários do Bolsa Família. Também atuou como assistente de pesquisas longitudinais na área de políticas sociais pelo Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) da Faculdade de Educação da Unicamp e pela MDA Pesquisa (Lavras), onde foi responsável pela coleta de dados da pesquisa Painel da Pobreza, do MDS. Como consultora especializada para o SENAR - MG atuou na elaboração de materiais didáticos, jogos, treinamentos de instrutores e elaboração de capacitações. É coordenadora do programa de extensão Observatório de Políticas Públicas - UFLA, que desenvolve projetos de extensão e pesquisa em políticas públicas e estabelece parcerias com o poder público e com organizações da sociedade civil para o aprimoramento de suas experiências na área da participação social e da gestão de políticas. Em parceria com a Alfa Pública, consultoria em gestão pública, coordenou projetos como o Diagnóstico do Sistema Único de Assistência Social e da Vulnerabilidade Social de Lavras.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 1 - Desafios e Perspectivas: ensino, pesquisa e extensão no Campo de Públicas