A A EXCLUSÃO ESCOLAR, 2018-2022, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

o sistema de garantia de direitos da criança e dos adolescentes à luz da policy integration, nos municípios de Santo André e Diadema, no ABC paulista

Autores

  • Maria da Penha Silva Gomes Fundação Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Educação, Educação Municipal, Policy Integration, Exclusão Escolar, ECA, SGDCA

Resumo

Esse texto refere-se ao projeto de pesquisa de doutorado, cujo propósito realizar um estudo comparado em redes municipais de educação básica, 2018-2022, dos Municípios de Diadema e Santo André, no ABC paulista, buscará identificar a relação e o protagonismo de escolas públicas dos anos iniciais (4a série /5o ano) do Ensino Fundamental regular com os órgãos governamentais que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes (SGDCA) para articulação e integração de políticas públicas para solucionar a evasão e abandono escolar, segundo a Resolução 113 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Abordagem teórica, será a teoria da Policy Integration (política integrada), utilizada para solução de problemas humanitários ou crises climáticas complexas que exigem respostas de dois ou mais subsistemas governamentais. Serão utilizados métodos quantitativos e qualitativos: elaboração do Diagnóstico das Redes de Educação, entrevitas entrevistas com os decisores e gestores que integram o SGDCA com o apoio de questionários semiestruturados. Os resultados serão analisados com triangulação dos dados, documentos e os resultados das pesquisas qualitativas.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 13 - Implementação de políticas educacionais e suas conexões com outras políticas, campos e saberes: o que as pesquisas têm revelado?