Novos mecanismos participativos e a digitalização da Gestão Pública: uma análise do acesso às políticas de Governo Aberto na cidade de São Paulo.
Palavras-chave:
Governo Aberto, Agenda Política, gestão de dados, Governança da InternetResumo
A transformação digital nas cidades está criando uma sociedade hiperconectada e colaborativa, revolucionando as relações entre os cidadãos e os governos através do uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). O uso dessas tecnologias para planejamento urbano e a para a gestão governamental não é mais novidade, apesar de ainda ter mecanismos opacos e confusos.
A rápida evolução das TICs tem levado cidades como São Paulo a uma pressão pela maior disponibilização de serviços digitais, além de oferecer eficiência para a gestão pública e transparência para a população, sempre através de um viés solucionista da tecnologia e dos dados sobre a sociedade no geral. Nesse contexto, surge a ideia de Governo Aberto como uma solução aos desafios complexos atuais.
O artigo busca analisar o desenvolvimento da participação social e a atuação da sociedade civil diante das últimas políticas em Governo Aberto implementadas pelo governo municipal, já que a transformação digital das cidades também apresenta desafios, como questões de privacidade, segurança cibernética, inclusão digital e desigualdades socioeconômicas. Portanto, é necessário um planejamento cuidadoso e uma abordagem inclusiva para garantir que todos os cidadãos se beneficiem das tecnologias digitais e que ninguém seja deixado para trás nesse processo de transformação.