(Re)Desenhando Políticas Públicas a partir de novas tecnologias, analisando o caso de Niterói e o Lab.Nit.
Palavras-chave:
Governança Digital;, Inovações Sociais, Democratic participation, Tecnologias de Informação e Comunicação. Desenvolvimento sustentável. Educação. Projeto social. Participação.Resumo
Os Laboratórios de Inovação em Governo surgem como uma nova abordagem para o desenvolvimento de políticas públicas que se adaptem aos desafios do século XXI. Esses laboratórios são espaços dentro da Administração Pública que prezam pela criatividade e colaboração, focando no usuário. O objetivo é redesenhar processos adotados dentro da administração como forma de aumentar a eficiência e a participação nas políticas públicas.
Este estudo procura compreender como as ferramentas tecnológicas têm contribuído no desenho de políticas públicas e na interação digital entre cidadãos e governo. Para isso, estudarei as metodologias e ferramentas utilizadas no Lab.Nit (Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de Niterói), aplicadas na capacitação de gestores públicos municipais, com foco em otimizar processos e melhorar a relação com os usuários, vulgo cidadãos.
Espaços como este surgem como uma estratégia para enfrentar as dificuldades na entrega de serviços que atendam melhor às necessidades da população em momentos de acelerada transformação tecnológica. Alguns fatores explicam essas dificuldades, como o distanciamento entre governo e sociedade, as estruturas rígidas da administração pública, desconhecimento sobre o que é e como promover a inovação pública, além de um contexto que engloba mudanças tecnológicas e incertezas em relação ao futuro.