PROJETO MANDALLA 15 ANOS

UMA AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE

Autores

Palavras-chave:

Projeto Mandalla;, Avaliação de Políticas Públicas;, Avaliação em profundidade.

Resumo

O Projeto Mandalla (PM), criado em 2007 pelo Governo do Estado do Ceará, completou 15 anos em 2022, ou seja, é uma política pública longeva e, além disso, abarca as áreas social, econômica e ambiental do semiárido cearense. É coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE).

O projeto tem como vontade o desenvolvimento da agricultura familiar a partir de conceitos agroecológicos, trazendo à tona a economicidade e eficiência para o plantio e, de forma concomitante, a sustentabilidade. Bem como, o PM é configurado como Inovação Social (IS). Percebe-se o viés pioneiro do PM no Brasil e sua capacidade de englobar alguns objetivos projetados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A partir deste retrospecto, o PM é uma Política Pública apta a ser avaliada. Desta forma, este trabalho tem como proposta fazer a avaliação da política pública que se aterá aos paradigmas avaliação em profundidade.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 16 - Avaliação de Políticas Públicas