CAPACIDADES ESTATAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO URBANA FUNDIÁRIA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE SABARÁ (MG)

Autores

  • Arthur Augusto Lopes da Silva UFMG
  • Leonardo Assis Martins Junior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Eduardo Chagas de Souza
  • Elouise Regine Marcelino Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

capacidades estatais, regularização fundiária urbana, direito à moradia

Resumo

Como os municípios mobilizam sua capacidade estatal para a regularização fundiária urbana a partir da Lei n° 13.465/2017? O objetivo deste trabalho é compreender como as capacidades estatais municipais são mobilizadas para a promoção da regularização fundiária a partir da edição da Lei n° 13.465/2017, promovendo o direito social à moradia. Para isso foi realizado um estudo de caso que buscou analisar a implantação da REURB no município de Sabará (MG) por meio de um conjunto de documentos produzidos pela administração municipal e de informações coletadas junto aos principais atores na implementação da norma. Nesse sentido, utilizamos o modelo analítico proposto por Gomide e Pires (2014) para estudar as capacidades estatais. Os resultados apontam que a estrutura técnico administrativa e a disponibilidade orçamentária limitam a capacidade no atendimento das demandas de regularização fundiária, especialmente aquelas apresentadas pelos munícipes a partir da nova regulamentação. Além disso, ficou latente a necessidade de ampliar o canal de comunicação com a população para a resolução de conflitos emergentes no processo.

Biografia do Autor

Leonardo Assis Martins Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrando em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política - PPGCP/ UFMG

Carlos Eduardo Chagas de Souza

Bacharel em Direito pela Faculdade de Sabará (MG)

Elouise Regine Marcelino Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Bacharela em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Catórilica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduanda em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 9 - Direito social à moradia e regularização fundiária: perspectivas para políticas públicas habitacionais