Autores
-
Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Universidade Federal da Bahia
-
Raflézia de Souza Almeida Nascimento
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
-
Lys Maria Vinhaes Dantas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
-
Elaine Silva Silva
Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Resumo
No contexto de celebração dos 10 anos da Lei de cotas e da sua revisão, prevista em lei, este estudo busca analisar o desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na abordagem teórica destacam-se estudos sobre cotas e desempenho acadêmico nas universidades federais e na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira. Os dados coletados contemplam o período de 2012 a 2022 e a fonte de dados foi documental, contemplando, prioritariamente, históricos escolares dos egressos e documentos institucionais do curso. Realizou-se análise exploratória dos dados, teste de médias para amostras independentes e regressão linear múltipla. Os resultados apontam que não há diferença entre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas no curso de Gestão Pública do Recôncavo, e que outros fatores afetam o rendimento acadêmicos dos alunos, como o tempo de permanência no curso, o número de reprovações e a idade de conclusão do curso.
Biografia do Autor
Raflézia de Souza Almeida Nascimento, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Graduada em Gestão Pública pela UFRB. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Organizações, gestão e políticas públicas do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, foi bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pela FAPESB em 2020/2021, depois foi bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pela PIBIC/UFRB em 2021/2022. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: PNPS, participação social, instituições políticas, transparência, accountability, dados abertos e lei de acesso à informação.
Lys Maria Vinhaes Dantas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Doutorado em Educação (2009) e mestrado em Administração (2005) pela Universidade Federal da Bahia, graduação em Bacharelado em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (1990) e em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1984). Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em larga escala, acesso e permanência na educação superior e básica, baía de todos os santos e avaliação educacional (inclusive EAD).
Elaine Silva Silva, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Doutoranda em estudo de gênero pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), mestra em políticas públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pesquisadora na área de tributação e gênero e educação fiscal.