O PROBLEMA DA SECA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

UM ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS)

Autores

Palavras-chave:

Seca, Políticas Públicas, Planejamento Público, Planejamento Estratégico

Resumo

Marcada por uma constante luta para a sua sobrevivência em um ambiente imerso em dificuldades relativas à escassez hídrica, a história do semiárido nordestino resiste no tempo aos conflitos e interesses políticos que os permeiam, em que, conforme conveniência e oportunidade, atuam sazonalmente na formulação de políticas públicas voltadas para esta população. O presente trabalho busca analisar o ciclo do planejamento estratégico vigente no DNOCS ao implementar políticas públicas de enfrentamento à problemática da seca no semiárido nordestino. A pesquisa trata-se de um estudo de caso conforme Yin (2001) e tem caráter qualitativo, bibliográfico e documental, com dados analisados pela análise de discurso de Orlandi (2010). A análise demonstrou que a gestão do planejamento estratégico gestão não possibilita a implementação de políticas públicas devido a falta de especialização mais aprofundada na área de políticas públicas e a departamentalização verticalizada, podendo ser superados com a promoção de uma formação continuada nesta área e de reuniões e audiências periódicas com os funcionários e representantes dos beneficiários dessas políticas.

Biografia do Autor

Maria Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) em exercício no Departamento de Estudos Interdisciplinares. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Doutora e Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC - PPAC). Especialista Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mentora e formadora em modelagem de negócios inovadores do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) e membro da Comissão de Empreendedorismo e Inovação do CRA-CE (CMEI). Professora da Rede Academia ICE (Instituto Cidadania Empresarial). Membro do Núcleo de Estudos em Gênero, Idade e Família (NEGIF) da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 7 - Estado e Sociedade Civil: políticas públicas, múltiplas desigualdades e construção de futuros com prospectiva estratégica