Programa UniversIDADE: Promovendo o envelhecimento saudável e ativo na Unicamp

Autores

  • Georgia Martins Unicamp
  • Alice Helena Danielli Unicamp
  • Evandro Sandrin Unicamp

Resumo

O Programa UniversIDADE é um exemplo notável de como a universidade pode ser uma força transformadora na vida das pessoas. Desde a sua criação, em 2015, o Programa opera tanto por iniciativa própria como em colaboração com organizações governamentais e não governamentais. Institucionalmente, está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e à Diretoria de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para ser aluno(a) do Programa UniversIDADE, os candidatos devem ter 50 anos ou mais e se inscrever em pelo menos uma atividade de cada um dos quatro eixos temáticos disponíveis: Arte e Cultura, Saúde Física e Mental, Esporte e Lazer, e Sociocultural e Empreendedorismo. As atividades são oferecidas gratuitamente e realizadas em espaços adequados na Unicamp e espaços virtuais. Os alunos são, em sua maioria, oriundos da cidade de Campinas e região. 

O Programa tem sido um enorme sucesso, com mais de 3.700 alunos(as) inscritos desde a sua criação. As atividades oferecidas são diversificadas, incluindo oficinas de artesanato, aulas de dança, palestras sobre saúde, cursos de informática e muito mais. Prestes a completar 10 anos de existência, o Programa UniversIDADE já alcançou números impressionantes, com uma média de 850 alunos ativos por semestre, com leque de opções acima de 120 atividades semestrais que ultrapassam a marca de 4.000 vagas. Neste período o Programa coleciona um rol de 590 instrutores colaboradores cadastrados.

O sucesso do Programa UniversIDADE é evidente em sua capacidade de atender às necessidades e aspirações dos participantes, fornecendo-lhes oportunidades valiosas de aprendizagem e crescimento pessoal. É um excelente exemplo de como uma universidade pode se tornar uma instituição transformadora na vida das pessoas, ajudando a enriquecer suas experiências e contribuir para sua realização pessoal.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 12 - Longevidade e gestão inclusiva da população idosa