Avaliando a trajetória institucional do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará a partir da experiência dos sujeitos

Autores

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas;, Trajetória Institucional;, Internacionalização da Educação Superior, Programa Ciência sem Fronteiras

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma avaliação da trajetória institucional do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir da experiência dos sujeitos que vivenciaram a política: gestores e estudantes de graduação. Para tanto, definimos como objetivos específicos: (i) compreender a percepção desses sujeitos sobre o processo de formulação, planejamento, implementação e resultados do CsF e (ii) construir a trajetória do Programa CsF na UFC a partir das experiências dos sujeitos. Amparamo-nos na dimensão experiencial de avaliação de políticas públicas, proposta por Lejano (2012) e na noção de trajetória institucional desenvolvida por Gussi (2008), que entende que as políticas públicas sofrem ressignificações ao adentrarem em diferenciados espaços institucionais, perfazendo distintas trajetórias. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores e estudantes bolsistas de diferentes áreas do conhecimento, de forma que foi possível compreender os sentidos dados ao CsF na UFC, bem como conhecer a singularidade da experiência sob a ótica dos próprios atores. Ao revelar que essa vivência internacional é composta por variadas experiências, a trajetória do CsF mostra que o Programa induziu institucionalmente a internacionalização da UFC e proporcionou aos estudantes uma experiência formadora, que vai além da aprendizagem técnica.

Biografia do Autor

Camila, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente, é assistente em administração da Universidade Federal do Ceará, contribuindo na área de Gestão de Pessoas/ Divisão de Atendimento aos Órgãos de Controle Externo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Alcides, Universidade Federal do Ceará

Graduado em História, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Educação (Área Educação, Sociedade, Cultura e Política) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP . Realizou pós-doutorado em Análise e Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 2016. Professor Associado do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER da Universidade Federal do Ceará- UFC. Professor do do Curso de Gestão de Políticas Públicas - GPP. Atua como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (Acadêmico e Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (Linha de Pesquisa Antropologia da Educação) da Faculdade de Educação -FACED/UFC. .Coordena o NUMAPP- Núcleo Multidisciplinar em Avaliação de Políticas Públicas - UFC . É editor da AVAL - Revistas Avaliação de Políticas Públicas. Atua nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Antropologia e Políticas Públicas, e Antropologia e Educação, trabalhando, particularmente, com os temas: epistemologias da avaliação; metodologias qualitativas e etnografias em avaliação de políticas públicas; políticas educacionais; políticas públicas, diversidade e marcadores de diferenças; políticas de microcrédito e microfinanças solidárias, tecnologias e inclusão sociodigital, narrativas biográficas, identidades sociais e memória.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

ST 16 - Avaliação de Políticas Públicas